2CNews Conteúdo

Domingo, 13 de Julho de 2025
MENU

Justiça

STF marca julgamento sobre responsabilidade de provedores de internet em casos de desinformação

Corte avaliará três ações que questionam exigência de ordem judicial para remoção de conteúdo e fiscalização extrajudicial

Redação II
Por Redação II
STF marca julgamento sobre responsabilidade de provedores de internet em casos de desinformação
Reprodução
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para o dia 27 de novembro o julgamento de três ações cruciais que tratam da responsabilidade de provedores de internet na remoção de conteúdos relacionados à desinformação e ao discurso de ódio. A data foi confirmada nesta quarta-feira (16) pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso. As ações discutem a necessidade ou não de uma ordem judicial para que os provedores possam ser responsabilizados pela manutenção de conteúdos ilícitos em suas plataformas.

Entre as questões em debate, está a constitucionalidade de um dos artigos do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), que atualmente exige a intervenção da Justiça antes que provedores possam ser responsabilizados por atos ilícitos cometidos por seus usuários. Relatada pelo ministro Dias Toffoli, essa ação questiona se essa exigência prejudica a celeridade no combate à disseminação de desinformação e discurso de ódio online.

Outro processo, sob relatoria do ministro Luiz Fux, discutirá se empresas que hospedam sites devem monitorar e remover conteúdos ofensivos sem a necessidade de uma decisão judicial. A questão levanta o debate sobre o limite da responsabilidade dessas plataformas em fiscalizar o conteúdo gerado por terceiros, o que pode impactar a atuação de gigantes da tecnologia no Brasil.

Leia Também:

A ação relatada por Edson Fachin examinará a legalidade do bloqueio do WhatsApp por decisões judiciais em situações de descumprimento de ordens relacionadas à entrega de dados. Esse julgamento terá ampla repercussão, pois toca em questões de segurança e privacidade digital, além de afetar milhões de usuários que dependem do serviço para comunicações diárias.

FONTE/CRÉDITOS: Redação
Comentários:
Redação II

Publicado por:

Redação II

A Agência 2CNews se destaca no cenário jornalístico por oferecer um serviço inovador e essencial para veículos de comunicação licenciados: a produção de conteúdo em tempo real com diretrizes orientadas a SEO.

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do 2CNews Conteúdo no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Tire suas dúvidas! Responderemos em seguida.